O que acontece no cérebro de quem tem Alzheimer?

A doença de Alzheimer causa a morte das células nervosas e perda de tecido em todo o cérebro.

Com o passar do tempo o cérebro encolhe e todas suas funções ficam afetadas.

Esse encolhimento é principalmente grave no hipocampo, uma região que tem papel importante na formação de novas lembranças.

Mas o que REALMENTE acontece no cérebro de quem tem Alzheimer?

Existe uma proteína, a BETA-AMILÓIDE, que por motivos ainda não bem conhecidos, começam a se agrupar. Ela é quimicamente “pegajosa” e aos poucos formam placas que bloqueiam a comunicação entre os neurônios!

Outras transformações acontecem no sistema de transporte da informação. Ele é organizado em filamentos paralelos ordenados como os trilhos dos trens. As moléculas de nutrientes, partes de células e outros materiais essenciais viajam nesses “trilhos.”

Uma proteína chamada TAU ajuda os trilhos a permanecerem retos.
Em regiões com formação PLACAS AMILÓIDES, a tau se converte em filamentos torcidos chamados de emaranhados.

Os trilhos não conseguem mais se manter retos. Eles se rompem e se desintegram.

Nutrientes e outros suprimentos essenciais não conseguem mais se movimentar através das células, que acabam morrendo.

E assim, aos poucos, começa a acontecer alterações na transmissão nervosa e na “alimentação” de algumas áreas cerebrais, levando a morte dos neurônios, diminuição da massa cerebral e perda de capacidade cognitiva e funcionalidade.

Triste né? Mas quando lidamos com alguma pessoa com Alzheimer, seja ela ou não nosso familiar, é de suma importância entender que o que está acontecendo não é porque ele quer e sim pelas alterações cerebrais.

Se munir de informação ao cuidar, lidar e conviver com Demência de Alzheimer é extremamente importante! Por isso… compartilhe esse post nos seus stories!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
×