Você sabia: qualquer dose de álcool pode piorar sua memória no futuro?

Acredita-se que doses controladas de álcool podem ter benefício na saúde cardiovascular – mas será que o mesmo pode ser extrapolado para as doenças neurológicas? Em especial as demências?

A resposta é: Não!
Um recente artigo com dados multimodais de ressonância magnética de crânio e testes cognitivos com mais de 25.000 participantes no estudo UK Biobank indicam que talvez não exista uma dose segura para o consumo de bebidas alcoólicas. Até a ingestão de quantidades moderadas reduziu o volume da massa cinzenta e a conectividade funcional!

Além deste estudo citado acima, outro estudo recente com mais de um milhão de casos de demência na França indicou que o uso problemático de bebidas (transtorno do uso de bebidas alcoólicas) foi um dos fatores de risco mais fortes de demência – ainda mais do que a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes!

Entenda que não estamos falando de alta ingesta de álcool – neste estudo da França foram 4 doses semanais!!! Um quantidade pequena de álcool semanal se formos pensar.

Mais estudos precisam ser realizados para termos uma evidência científca robusta e adequada na orientação MAS já tenho orientado meus pacientes a reduzirem e quando possível retirarem o consumo de bebidas alcóolicas!

#post baseado no artigo
Anya Topiwala, Klaus P. Ebmeier, Thomas Maullin-Sapey, Thomas E. Nichols . No safe level of alcohol consumption for brain health: observational cohort study of 25,378 UK Biobank participants. medRxiv 2021.05.10.2125693
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
×